Estudantes realizam visita ao rio Bauru, à lagoa de captação do rio Batalha e ao ETA para compreenderem a importância da preservação da água

No dia 21 de março, Dia Mundial da Água, a Escola Guedes de Azevedo levará seus alunos para visitar o rio Bauru e o Centro Ambiental, onde está localizada a lagoa de captação de água do rio Batalha, importantes para a o meio ambiente da cidade. Na visita, os alunos poderão analisar a qualidade da água de ambos os rios e ainda visitarão a Estação de Tratamento de Água (ETA).

A atividade faz parte do calendário letivo da instituição há mais de 20 anos, reunindo alunos do 6° ano e professores, aprimorando os estudos sobre o meio ambiente na prática, realizando coleta de água e análise de oxigênio, PH e amônia, que são indicadores de presença de material orgânico na água. As atividades são importantes para os alunos, pois despertam o interesse pela ciência, meio ambiente e natureza local.

A conscientização dos alunos em relação à preservação do meio ambiente são um dos objetivos que fazem com que a instituição realize a visita todos os anos. “O objetivo é fazer os estudantes verem e sentirem os efeitos do assoreamento dos rios, a erosão provocada pelo desmatamento da mata ciliar, a ausência de animais nativos que dependem do equilíbrio sustentável da natureza e a degradação dos rios provocados pela poluição”, explica Roberto Pallotta, diretor da Escola Guedes de Azevedo.

Conhecimento e conscientização

O conhecimento e a vivência na prática são passos importantes para a conscientização. “Quando realizamos a primeira visita ao rio Batalha, em 1995, o nível da água ficava em média de 3 a 4 metros de profundidade. Hoje, constatamos que este nível não passa de 50 centímetros em seu volume considerado normal”, relembra Pallotta.

A Escola Guedes de Azevedo possibilita que os alunos ampliem suas visões para a sociedade, indo além do aprendizado em sala de aula, mas também proporcionando o contato pessoal com aquilo que aprendem na escola. “Há 20 anos, quando ainda não havia esse discurso de sustentabilidade e economia sustentável. A escola iniciou essas expedições já preocupada com a formação dos alunos para uma visão mais cidadã do mundo, para mostrar a eles as implicações de um descarte inadequado de lixo, e ocupação irregular demográfica, a fim de que os estudantes se sentissem impactados pela visita e entendessem que o problema não restringe ao meio, mas, também os atinge dentro de casa”, destaca o diretor.