Escola de Bauru mergulha na tecnologia do passado

A Escola Guedes de Azevedo encerra nesta quinta-feira 1ª Exposição de Informática e Tecnologia de Ontem, na unidade localizada nos Altos da Cidade, à quadra 3 da rua João Poleti.

As novidades provocaram surpresa e encantamento. ''Nunca imaginei que existisse um telefone desse tipo. Achei muito legal'', disse a estudante Laisa Lenharo Sampaio, 9 anos, ao observar uma peça do início do século passado.

Os da 2ª à 5ª séries também recolheram e levaram à exposição outras peças curiosas, como máquinas fotográficas da década de 40; máquinas de escrever dos anos 60 e até o ''avô'' dos atuais DVDs e CDs, lançados na primeira metade dos anos 80 e cujo formato lembrava os antigos discos de vinil.

''A volta no tempo possibilita compreender melhor a história'', diz a coordenadora da escola, Márcia Carvalho. Para a professora de informática educacional, Daniele Pereira, o projeto enriquece e amplia o conhecimento dos alunos. ''Muitos, por exemplo, nunca tinham visto uma máquina de escrever portável e perguntavam se era o notebook de antigamente'', compara. 

A Escola Guedes de Azevedo emprestará o acervo para exposição em outras escolas e espaços, mediante socitação de interessados. Informações: (14) 3879-1079.