Cidadania e Água

Cidadania e Água
Escola Guedes de Azevedo - Instituto Ambiental Vidágua
Bauru - S.P., Brazil, 22 Mar 07

Água e Vida - Educação Ambiental

Escola Guedes de Azevedo e o Instituto Ambiental Vidágua promovem
conscientização no Dia Mundial da Água.
Em Assembléia Geral das Nações Unidas, em fevereiro de 1993, foi declarado mundialmente o dia 22 de Março como Dia da Água. Em Bauru, também é comemorado o Dia do rio Batalha, instituído por lei municipal. Para comemorar a data em 2007, a escola Guedes de Azevedo, em mais uma parceria com a ONG Instituto Ambiental Vidágua, realiza atividades de educação ambiental com os alunos do 6° ano do ensino fundamental. A parceria já dura seis anos, e neste ano, os alunos irão visitar o Rio Bauru (rio que recebe o nome da cidade e também recebe 95% do esgoto municipal), a estação do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de captação de água do Rio Batalha e o Aterro Sanitário Municipal.
No rio Bauru, serão recolhidas amostras da água para testes simples (como acidez, oxigênio, pH e temperatura), demonstrando as conseqüências do despejo dos 98% de esgoto de Bauru naquele rio.
A próxima parada será a estação de captação do DAE. Lá, os alunos poderão observar a diferença entre o rio poluído (Bauru) e o rio que fornece cerca de 40% da água consumida na cidade, que é limpo, mas que ainda assim precisa ser tratada antes de distribuída.
O trabalho de conscientização continuará no aterro sanitário. Os alunos conhecerão o aterro, que já está em seu quinto patamar de lixo, com mais de 30m de altura. Passarão pelas valas de lixo hospitalar, que recebe uma tonelada de lixo por dia, e verão de perto o lago de chorume que é escoado da montanha de lixo.
O objetivo desta experiência é que os alunos percebam a importância da preservação dos recursos hídricos e da redução do lixo produzido diariamente, compreendendo que todos somos responsáveis pelos danos causados aos recursos naturais e, por isso temos a obrigação de lutar pela solução destes problemas.